Skip to main content

Projetos > Agroecologia Brasil Angola

Projeto de Intercâmbios e Mobilização da Rede de Saberes Agroecológicos Angola-Brasil

O Projeto de Intercâmbios e Mobilização da Rede de Saberes Agroecológicos Angola-Brasil promove encontros virtuais e presenciais de agricultores/as, técnicos/as, estudantes e pesquisadores/as do Brasil, Angola, Guiné-Bissau e outros países africanos de língua portuguesa. Nesses encontros, os/as pastores/as e camponeses/as são os/as protagonistas das Jornadas Agroecológicas realizadas em lavouras familiares e coletivas.


A contribuição do projeto almeja é promover o bem viver das famílias, por meio do melhor aproveitamento das terras agricultáveis, da regeneração do solo, do manejo sustentável da água e da restauração da saúde dos ecossistemas e das famílias. A metodologia adotada está embasada na Educação Popular e assim busca ser coerente com as culturas e ecossistemas locais.


Nossa parceria se estende às organizações da sociedade civil, administrações municipais, serviços de extensão rural, universidades e as demais instituições interessadas em unir esforços em prol da agricultura familiar dos países.


Em maio de 2024, 10 técnicos/as e agricultores/as de Angola visitaram as comunidades envolvidas no Projeto Quintais Agroecológicos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e concluíram: “A realização do intercâmbio permitiu aos participantes aprofundarem a compreensão das estratégias de convivência com a seca no Brasil, em particular a dinamização de práticas agroecológicas, com destaque para os sistemas agrosilvopastoris. Dos contactos mantidos com as experiências visitadas e dos relatos ouvidos dos técnicos/as, agricultores/as, pesquisadores/as e professores/as, ressaltam diversos aspectos e lições aprendidas de grande importância para Angola.